sexta-feira, 22 de outubro de 2010

10/2010 - TRT apresenta serviço exclusivo para advogados na internet
Está em funcionamento no site do Tribunal Regional do Trabalho da 9.ª Região o Escritório Digital, um serviço desenvolvido exclusivamente para os advogados. O Escritório Digital é um ambiente dentro da página do TRT onde estão reunidos todos os serviços e os procedimentos feitos pelos advogados no âmbito da Justiça do Trabalho. A nova ferramenta foi apresentada nesta quinta-feira (21) pelo presidente do TRT9, Ney José de Freitas (foto), na sede da OAB Paraná. O juiz Bráulio Gabriel Gusmão, coordenador do projeto, explicou como funciona o sistema.
O Escritório Digital será como um espaço do escritório de advocacia dentro do site do TRT. Por meio de senhas cadastradas ou certificados digitais, os advogados poderão controlar, pela internet, o movimento de todas as suas ações trabalhistas, peticionar à distância, assinar eletronicamente e assistir aos depoimentos gravados (vários dos processos no TRT-PR não têm mais ata em papel, mas sim registro em vídeo). Tanto os processos convencionais, em papel, como os processos totalmente eletrônicos podem ser acessados e controlados por meio da nova ferramenta. (Clique aqui para acessar)
“Normalmente, nos sites dos tribunais, os serviços estão todos espalhados. O advogado tem que ficar navegando pelo site, procurando os serviços, digitando várias vezes o mesmo número de processo. O que fizemos foi reunir tudo num só lugar. Assim, ao invés de uma série de ferramentas, o advogado terá apenas uma, mas com a qual poderá fazer várias coisas”, explica Bráulio Gusmão. Segundo o coordenador, o advogado pode credenciar seus sócios, estagiários e funcionários para que acessem o mesmo ambiente.
O projeto foi desenvolvido em conjunto com a OAB, com a participação do advogado José Ricardo Cavalcanti de Albuquerque, presidente da Comissão de Direito Eletrônico da OAB Paraná. Antes de ser colocado em funcionamento, o sistema foi testado por sete escritórios de advocacia. “Acreditamos que essa ferramenta terá boa aceitação, pois o sistema é simples e veio para facilitar a vida dos advogados”, disse Gusmão.
De acordo com o presidente do TRT da 9.ª Região, Ney José de Freitas, o Escritório Digital vai garantir mais conforto aos advogados e contribuir para esvaziar os fóruns. “Os advogados economizarão tempo, combustível, papel e sola de sapato”, afirma. Segundo ele, o desenvolvimento contínuo dessa e de outras ferramentas é uma das prioridades da atual administração do tribunal.
Para o presidente do TRF da 4.ª Região, desembargador Vilson Darós, o Judiciário precisa se aproximar dos avanços tecnológicos para garantir o atendimento ágil que o cidadão exige. Darós e o presidente da Comissão de Processo Eletrônico do TRF, Sérgio Tejada, estiveram em Curitiba para acompanhar a apresentação do Escritório Digital. “Não podemos pensar em processo eletrônico, em desenvolvimento e tecnologia sem pensar num dos operadores do direito, que é o advogado”, diz Tejada.
O presidente da OAB Paraná, José Lucio Glomb, destacou a iniciativa do TRT como uma importante ferramenta para facilitar o trabalho dos advogados. “Vemos o escritório digital como uma contribuição significativa para os advogados e demais operadores do direito.”

Foto: Zinho Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário