quinta-feira, 30 de setembro de 2010

"últimas noticias da OAB"!!

ELEIÇÕES 2010
Candidatos respondem a questionamentos apresentados pela OAB Paraná
Com o objetivo de conhecer o pensamento do candidatos ao governo sobre alguns temas relevantes para a sociedade e, em especial, para a Justiça no Paraná, a OAB elaborou um breve questionário, respondido por Beto Richa, Osmar Dias e Paulo Salamuni. Com isso, os advogados terão oportunidade de avaliar o posicionamento de cada um sobre temas como liberdade de imprensa, o movimento O Paraná que Queremos, a criação de um Tribunal Regional Federal no Paraná, e a situação das instalações precárias do Fórum Cível de Curitiba. Para conferir todas as respostas, clique aqui ou acesse o site
www.oabpr.org.br.
SUBSEÇÕES
Glomb entrega salas e se reúne com advogados no em várias cidades do Paraná
O presidente da OAB Paraná, José Lucio Glomb, cumpre uma extensa agenda de compromissos com advogados pela região Sudoeste do Paraná, nesta semana. Além de apresentar novas Salas dos Advogados e melhorias nas já existentes, o presidente da Seccional aproveita a oportunidade para se reunir com os advogados que atuam na região. No roteiro da viagem, estão as cidades de Coronel Vivida, Chopinzinho, Pato Branco, Francisco Beltrão, Dois Vizinhos e Foz do Iguaçu. Na noite de quinta-feira, o presidente da Seccional participa da solenidade de abertura do XXI Encontro Nacional dos Presidentes de Caixas de Assistência dos Advogados (CONCAD), que acontece em Foz do Iguaçu até 2 de outubro. A presença do presidente da Seccional nas subseções faz parte de um esforço da diretoria da OAB Paraná para atender os advogados de todo o Estado. Nas viagens pelo Paraná, a diretoria procura conhecer as demandas para e programar ações que facilitem a atividade dos profissionais da advocacia de todas as regiões paranaenses.
FÉRIAS
TRT atende pedido da OAB para suspender audiências e não publicar editais no fim de ano
Atendendo a um ofício da OAB Paraná, o Tribunal Regional do Trabalho da 9.ª Região não realizará publicações no âmbito do 2.º grau, na semana anterior e posterior ao recesso estabelecido pela lei 5.010/66. O TRT também facultou aos juízes do trabalho de 1.º grau que, ressalvados os casos de urgência, não publiquem editais e não realizem audiências nos períodos de 13 a 16 de dezembro de 2010 e de 10 a 14 de janeiro de 2011. O recesso estabelecido pela lei 5.010 compreende o período entre 20 de dezembro e 6 de janeiro. O pedido da OAB, assinado pelo presidente José Lucio Glomb, visa garantir um período adequado para descanso dos advogados.
TJ-PR
Semana de Conciliação terá início em 29 de novembro
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) marcou para o período de 29 de novembro a 3 de dezembro a Semana de Conciliação 2010, em prosseguimento ao Movimento pela Conciliação. Conforme orientação do desembargador Valter Ressel, coordenador-geral da Conciliação do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), os advogados que tenham interesse na conciliação devem indicar o processo ao juiz responsável para que seja incluído na pauta específica da Semana de Conciliação. A indicação ao juiz deve ser com cópia para a coordenação de Conciliação pelo e-mail: conciliar@tjpr.jus.br. Pelo endereço eletrônico também é possível apresentar sugestões para a Semana.
SEMINÁRIO
Jurista argentino vai debater Direito Eleitoral na Seccional
O processo eleitoral no Brasil será tema de debates na sede da OAB Paraná, durante o Seminário Internacional de Gestão Pública – Mesa de debate com advogados e empresários latinoamericanos, que acontece na próxima segunda-feira (4). O advogado e professor de Direito Administrativo de La Universidade Catolica de Salta, na Argentina, Martin Ignácio Plaza, será o debatedor do evento. Ele estará em Curitiba para acompanhar o processo eleitoral do dia 3 de outubro e participa da mesa de debates na sede da Seccional no dia seguinte. O evento é organizado pelos advogados Rodrigo Pironti Aguirre de Castro e Emerson Gabardo. A mesa de debates está marcada para começar às 10h de segunda-feira, na sala do TED. A entrada é gratuita para todos os interessados. Confira a programação completa no site www.oabpr.org.br.
ESA
Direito Administrativo Sancionador é tema de novo grupo de estudos
Tem início em 6 de outubro o grupo de estudos de Direito Administrativo Sancionador da OAB Paraná. O grupo de estudos terá três encontros este ano, sendo um por mês. O primeiro será na próxima quarta-feira (6). Os encontros serão sempre às quarta-feiras, das 17h às 19h. Clique aqui para mais informações
DEFENSORIA PÚBLICA
Para OAB, estrutura da defensoria pública tem que ser simples e ágil
O governador Orlando Pessuti assinou na terça-feira (28), durante a Escola de Governo, a mensagem à Assembleia Legislativa que estrutura a Defensoria Pública no estado. O presidente da Seccional, José Lucio Glomb, participou da solenidade. Glomb destacou que a regulamentação da Defensoria Pública, nos moldes que determina a Constituição Federal, foi uma das grandes lutas da OAB Paraná. “Foi um longo trabalho de convencimento, de mostrar a importância da defensoria para garantir o acesso da população à justiça”, disse. Para Glomb, “a estrutura a ser criada deve ser simples e ter agilidade para prestar um bom atendimento, sem se transformar num órgão que seja um sugadouro de verbas e energia.”
COMISSÕES
Advogados da administração pública indireta debatem valorização profissional
Isonomia no exercício da profissão, direito aos honorários sucumbenciais e estabelecimento de um salário inicial compatível com as atribuições da advocacia são algumas das questões que foram discutidas por advogados da administração pública indireta, no encontro que aconteceu na terça-feira (28), na sede da OAB Paraná. Representantes jurídicos de várias empresas públicas, como Copel, Sanepar e Urbs, entre outras empresas de economia mista, compareceram à reunião, considerada um momento singular na história da OAB. “A luta é justa e os objetivos são dignos. Estaremos ao lado de vocês, colocando o peso da OAB e mostrando a cada dirigente a importância do trabalho exercido pelos advogados públicos”, disse José Lucio Glomb, presidente da OAB Paraná. O presidente da Comissão de Advogados Empregados na Administração Pública Indireta e Regimes Especiais da OAB Paraná, Paulo Henrique Azzolini, disse que a OAB abriu as suas portas para que os advogados empregados se encontrem e promovam seus debates para melhor exercer a sua profissão. “São temas de interesse de todos nós e nada mais correto que sejam discutidos dentro da OAB”, afirmou Azzolini.
PUBLICAÇÃO
Alfredo de Assis Gonçalves lança nova edição da obra Direito de Empresa
O ex-presidente da OAB Paraná, Alfredo de Assis Gonçalves Neto, lança nesta quinta-feira (30), a terceira edição do livro “Direito de Empresa”, publicado pela editora Revista dos Tribunais. O lançamento vai acontecer na sede da Livraria RT em São Paulo, a partir das 18h. Além de atualizar a edição anterior, a nova edição inclui recentes modificações legislativas, como a conversão de empresário (individual) em sociedade empresária e a operação inversa, tratando, ainda, da recente instituição do regime especial de contas das sociedades “de grande porte”. O texto, de abordagem analítica, é dividido em três temas: empresário individual, sociedades e institutos complementares. A obra é considerada por especialistas como de consulta obrigatória para o conhecimento do alcance das disposições do Código Civil de 2002, sobre o tema direito de empresa.
TRÂNSITO
Comissão questiona multas no caso de faltar assento para crianças no mercado
A comissão de Direito de Trânsito da OAB Paraná manifestou na última sexta-feira (24), durante reunião ordinária dos membros da comissão, preocupação com as penalidades que os motoristas estão sofrendo quando não possuem ainda o assento adequado para o transporte de crianças, referente a Resolução 277 do Contran. O fato, já relatado pela imprensa e de conhecimento da comissão por meio de reclamações informais, se agrava diante da situação de que o mercado não está preparado para atender a demanda, com a oferta necessária das chamadas cadeirinhas para bebês e crianças. “A experiência neste primeiro mês de vigência da lei demonstrou que muitas pessoas não conseguiram comprar o equipamento por falta dele nas lojas, e sabemos, inclusive, que algumas lojas têm lista de espera para adquirir o equipamento”, comentou o presidente da comissão, o advogado Marcelo Araújo.
CONFERÊNCIA
Diretoria da OAB escolhe Curitiba para sediar Conferência Nacional dos Advogados
A capital paranaense, Curitiba, será a sede da XXI Conferência Nacional dos Advogados, programada para o mês de novembro de 2011 pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil – em data a ser ainda definida. O anúncio foi feito na sexta-feira passada (24) pelo presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, ao instalar a reunião do Colégio de Presidentes de Seccionais da OAB, no Rio de Janeiro. A escolha da cidade da próxima Conferência, que pretende reunir milhares de advogados, foi decidida pela diretoria da entidade e se deu com base em critérios técnicos, vencendo a cidade que apresentou melhor relação custo/benefício. No último dia 23 de julho a diretoria do Conselho Federal esteve em visita à Curitiba e vários espaços da cidade adequados para realização da conferência.
CRIANÇA E ADOCESCENTE
Seminário vai discutir os direitos humanos das crianças e adolescentes
Os Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes serão discutidos durante o seminário internacional “Nós da História” - 20 anos das novas retóricas de proteção aos direitos humanos de crianças e adolescentes, promovido pelo Observatório de Violências na Infância, da Universidade Federal do Paraná. A OAB Paraná é uma das instituições que apoiam o evento que será realizado nos dias 4 e 5 de outubro no salão nobre da UFPR, na Praça Santos Andrade. As inscrições para participar do evento são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.ppgd.ufpr.br


Escola Superior de Advocacia da OAB/PR - CURSOS PRESENCIAIS
CódigoSubseçãoCursoLocalData
968CURITIBA (SECCIONAL)Curso: Como Falar Corretamente e Sem InibiçõesEscola Superior de Advocacia - Rua Brasilino Moura, 253 - Ahú  04/10/2010 a 08/11/2010
1011CURITIBA (SECCIONAL)Curso: Capacitação em Processo Eletrônico - Turma XIIIEscola Superior de Advocacia - Rua Brasilino Moura, 253 - Ahú  04/10/2010 a 13/10/2010
904CURITIBA (SECCIONAL)Curso: Revisão Judicial de Contratos Bancários - Teoria e Prática - Turma VEscola Superior de Advocacia - Rua Brasilino Moura, 253 - Ahú 05/10/2010 a 26/10/2010
1007CURITIBA (SECCIONAL)Palestra sobre Investimentos - como escolher os melhores investimentosEscola Superior de Advocacia - Rua Brasilino Moura, 253 - Ahú  05/10/2010 a 05/10/2010
1023CURITIBA (SECCIONAL)Grupo de Estudos de Direito Administrativo SancionadorEscola Superior de Advocacia - Rua Brasilino Moura, 253 - Ahú  06/10/2010 a 08/12/2010
978CURITIBA (SECCIONAL)Palestra: O Advogado e os clientesEscola Superior de Advocacia - Rua Brasilino Moura, 253 - Ahú  06/10/2010 a 06/10/2010
1000CURITIBA (SECCIONAL)Direito & Tecnologia da Informação (Software): Conceitos, Legislação e Prática Jurídica - Turma II Escola Superior de Advocacia - Rua Brasilino Moura, 253 - Ahú 08/10/2010 a 08/10/2010
981CURITIBA (SECCIONAL)Curso: Dinâmica do Direito Previdenciário e Direito Processual Previdenciário Escola Superior de Advocacia - Rua Brasilino Moura, 253 - Ahú  13/10/2010 a 27/10/2010
976CURITIBA (SECCIONAL)Curso: Como aplicar a Certificação Digital em Documentos e Processos Judiciais Eletrônicos, em Departamentos Jurídicos de Empresas e Escritórios de Advocacia InformatizadosEscola Superior de Advocacia - Rua Brasilino Moura, 253 - Ahú  14/10/2010 a 22/10/2010
982CURITIBA (SECCIONAL)Palestra: Fundamentos Constitucionais dos Partidos e Representação PolíticaEscola Superior de Advocacia - Rua Brasilino Moura, 253 - Ahú  18/10/2010 a 18/10/2010
1008CURITIBA (SECCIONAL)Curso: Planejamento na Sucessão da Empresa Familiar: Aspectos Jurídicos: Família, Sucessões, Tributário e Societário e de Governança FamiliarEscola Superior de Advocacia - Rua Brasilino Moura, 253 - Ahú  18/10/2010 a 20/10/2010
1015CURITIBA (SECCIONAL)Curso: Capacitação em Processo Eletrônico - Turma XIVEscola Superior de Advocacia - Rua Brasilino Moura, 253 - Ahú 19/10/2010 a 26/10/2010
1020CURITIBA (SECCIONAL)Curso: Capacitação em Processo Eletrônico - Turma XVEscola Superior de Advocacia - Rua Brasilino Moura, 253 - Ahú  19/10/2010 a 27/10/2010
957CURITIBA (SECCIONAL)Curso: Habeas CorpusEscola Superior de Advocacia - Rua Brasilino Moura, 253 - Ahú  19/10/2010 a 21/10/2010
993CURITIBA (SECCIONAL)Curso: Capacitação em Processo Eletrônico - Turma XIIEscola Superior de Advocacia - Rua Brasilino Moura, 253 - Ahú  21/10/2010 a 28/10/2010
1006CURITIBA (SECCIONAL)Palestra: Uso Inteligente do Crédito BancárioEscola Superior de Advocacia - Rua Brasilino Moura, 253 - Ahú  21/10/2010 a 21/10/2010
979CURITIBA (SECCIONAL)Curso: Prática Processual Bancária - Turma VEscola Superior de Advocacia - Rua Brasilino Moura, 253 - Ahú 28/10/2010 a 08/11/2010
980CURITIBA (SECCIONAL)Curso: Prática de Cálculos Trabalhistas - Turma IVEscola Superior de Advocacia - Rua Brasilino Moura, 253 - Ahú  28/10/2010 a 25/11/2010
1005CURITIBA (SECCIONAL)Curso: A Tutela de Urgência e suas Peculiaridades no CPC para Iniciantes Escola Superior de Advocacia - Rua Brasilino Moura, 253 - Ahú  03/11/2010 a 29/11/2010
931CURITIBA (SECCIONAL)Curso: Revisão Judicial de Contratos Bancários - Teoria e Prática - Turma VIEscola Superior de Advocacia - Rua Brasilino Moura, 253 - Ahú  09/11/2010 a 25/11/2010
1021CURITIBA (SECCIONAL)Curso: Realizando Audiências com Sucesso Escola Superior de Advocacia - Rua Brasilino Moura, 253 - Ahú  16/11/2010 a 18/11/2010
1022CURITIBA (SECCIONAL)Curso: Prescrição Penal e as alterações da Lei 12.234/2010 Escola Superior de Advocacia - Rua Brasilino Moura, 253 - Ahú  22/11/2010 a 29/11/2010
959CURITIBA (SECCIONAL)Curso: Prisão Processual CautelarEscola Superior de Advocacia - Rua Brasilino Moura, 253 - Ahú  22/11/2010 a 25/11/2010
897APUCARANACurso: Direito Previdenciário - Custeio e Benefícios ( Apucarana)Subseção de Apucarana - Rua: René Camargo de Azambuja, 440 29/10/2010 a 27/11/2010
975ASSIS CHATEAUBRIANDCurso: Processo Administrativo Fiscal no Paraná - Teoria e Prática ( Assis Chateaubriand )Auditório Subseção de Assis Chateaubriand - Avenida Cívica, 220 29/10/2010 a 30/10/2010
999CAMPO MOURÃOCurso: Capacitação em Processo EletrônicoSubseção de Campo Mourão - Rua: Rocha Pombo, 118422/10/2010 a 23/10/2010
1009CASCAVELCurso: Como aplicar a Certificação Digital em Documentos e Processos Judiciais Eletrônicos, em Departamentos Jurídicos de Empresas e Escritórios de Advocacia InformatizadosSubseção de Cascavel - Rua Paraná nº 3.056 - Sobreloja 29/10/2010 a 30/10/2010
1029CASCAVELCurso: Capacitação em Processo Eletrônico Subseção de Cascavel - Rua Paraná nº 3.056 - Sobreloja 05/11/2010 a 06/11/2010
849CASCAVELCurso: Revisão Judicial de Contratos Bancários - Teoria e Prática ( Cascavel)Subseção de Cascavel - Rua Paraná nº 3.056 - Sobreloja26/11/2010 a 04/12/2010
868CASTROCurso: Prática Processual Bancária ( Castro )Subseção de Castro - Prolongamento da Rua Padre Casimiro s/nº 08/10/2010 a 09/10/2010
1026FOZ DO IGUAÇUCurso: Capacitação em Processo Eletrônico Subseção de Foz do Iguaçu - Rua: José Menezes, 4005/11/2010 a 06/11/2010
992IRATICurso: Pratico Intensivo de Cálculos de horas extras Subseção de Irati - Rua Pacifico Borges, 107 15/10/2010 a 16/10/2010
998IVAIPORÃCurso: Capacitação em Processo EletrônicoFaculdades Integradas do Vale do Ivaí - Avenida Minas Gerais, 651 Ivaiporã15/10/2010 a 16/10/2010
969IVAIPORÃCurso: Realizando Audiências com Sucesso ( Ivaiporã )Faculdades Integradas do Vale do Ivaí - Avenida Minas Gerais, 651 Ivaiporã19/10/2010 a 21/10/2010
908LONDRINACurso: Planejamento na Sucessão da Empresa Familiar Aspectos Jurídicos: Família, Sucessões, Tributário e Societário e de Governança Familiar ( Londrina ) Nova Sede da OAB/ Londrina - Rua Governador Parigot de Souza, 311 - Jardim Caiçaras - Centro Cívico08/10/2010 a 09/10/2010
1025LONDRINACurso: Capacitação em Processo Eletrônico - Turma IIINova Sede da OAB/ Londrina - Rua Governador Parigot de Souza, 311 - Jardim Caiçaras - Centro Cívico 15/10/2010 a 16/10/2010
918LONDRINACurso: Pratico Intensivo de Cálculos de horas extras ( Londrina)Nova Sede da OAB/ Londrina - Rua Governador Parigot de Souza, 311 - Jardim Caiçaras - Centro Cívico22/10/2010 a 23/10/2010
1024LONDRINACurso: Prática Processual Bancária - Turma IINova Sede da OAB/ Londrina - Rua Governador Parigot de Souza, 311 - Jardim Caiçaras - Centro Cívico26/11/2010 a 27/11/2010
943MARECHAL CÂNDIDO RONDONCurso: Processo Administrativo Fiscal no Paraná - Teoria e Prática ( Marechal Cândido Rondon )Subseção de Marechal Cândido Rondon - Rua: Dom João VI, 1633 - Centro 22/10/2010 a 23/10/2010
953MARECHAL CÂNDIDO RONDONCurso: Capacitação em Processo Eletrônico ( Marechal Cândido Rondon )Subseção de Marechal Cândido Rondon - Rua: Dom João VI, 1633 - Centro 19/11/2010 a 20/11/2010
942MARECHAL CÂNDIDO RONDONCurso: Pratico Intensivo de Cálculos de horas extras ( Marechal Cândido Rondon )Subseção de Marechal Cândido Rondon - Rua: Dom João VI, 1633 - Centro 26/11/2010 a 27/11/2010
1010PARANAVAÍCurso: Capacitação em Processo EletrônicoSubseção de Paranavaí - Rua: Neuza Cascão Borba, 1635 08/10/2010 a 09/10/2010
1028PONTA GROSSACurso: Capacitação em Processo Eletrônico Auditório da Subseção de Ponta Grossa - Rua Leopoldo Guimarães da Cunha nº. 510 22/10/2010 a 23/10/2010
858PONTA GROSSACurso: Revisão Judicial de Contratos Bancários - Teoria e Prática ( Ponta Grossa )Auditório da Subseção de Ponta Grossa - Rua Leopoldo Guimarães da Cunha nº. 510 29/10/2010 a 30/10/2010
907PONTA GROSSACurso: Planejamento na Sucessão da Empresa Familiar Aspectos Jurídicos: Família, Sucessões, Tributário e Societário e de Governança Familiar ( Ponta Grossa ) Auditório da Subseção de Ponta Grossa - Rua Leopoldo Guimarães da Cunha nº. 51012/11/2010 a 13/11/2010
1027TOLEDOCurso: Capacitação em Processo Eletrônico Subseção de Toledo - Rua: Gal. Estilac Leal, 1.574 22/10/2010 a 23/10/2010
937TOLEDOCurso: Processo Administrativo Fiscal no Paraná - Teoria e Prática ( Toledo)Subseção de Toledo - Rua: Gal. Estilac Leal, 1.574 12/11/2010 a 13/11/2010
994WENCESLAU BRAZCurso: Capacitação em Processo EletrônicoAuditório da Subseção de Wenceslau Braz - Praça Rui Barbosa nº 7801/10/2010 a 02/10/2010


Escola Superior de Advocacia da OAB/PR - CURSOS TELEPRESENCIAIS
CódigoCursoLocalData
1001Curso: Prática Forense Previdenciária:Benefícios (DIURNO)Disponível para 11 subseções. 06/10/2010 a 07/10/2010
1012Curso: A Nova Lei do Agravo - LEI Nº 12.322, DE 9/9/2010Disponível para 6 subseções. 06/10/2010 a 06/10/2010
1013Curso: A relativização da coisa julgada no processo civil

Nenhum comentário:

Postar um comentário